segunda-feira, 20 de setembro de 2010

OBJETIVOS GERAIS – Conforme PCNs
A disciplina de Ensino Religioso, valorizando a pluralidade e a diversidade cultural presente na sociedade brasileira, facilita a compreensão das formas que exprimem o Transcendente na superação da finitude humana e que também determinam o processo histórico da humanidade. Por isso pretende:
  • Possibilitar ao educando o conhecimento, a reflexão, maior abertura e compromisso em seu relacionamento com o Transcendente, consigo mesmo, com o semelhante e com a natureza, visando transformações positivas em seu processo de formação;
  • Proporcionar o conhecimento dos elementos básicos que compõem o fenômeno religioso, a partir das experiências religiosas percebidas no contexto do aluno;
  • Auxiliar o aluno na formulação do questionamento existencial, em profundidade, para dar sua resposta devidamente informado;
  • Analisar o papel das religiões na estruturação e manutenção das diferentes culturas e manifestações socioculturais;
  • Facilitar a compreensão do significado daquilo que as religiões afirmam e crêem;
  • Refletir sobre o sentido da atitude moral como conseqüência do fenômeno religioso e expressão da consciência e da resposta pessoal e comunitária do ser humano;
  • Possibilitar esclarecimentos sobre o direito à diferença na construção de estruturas religiosas que têm na liberdade o seu valor inalienável.
 CONTEÚDO – 5ª SÉRIE
Objetivo: Ao final da 5ª série, a aprendizagem do Ensino Religioso propiciará ao aluno o conhecimento da formação da idéia do Transcendente na evolução da estrutura religiosa, percebendo-a como idéia orientadora e referente para a vida.
  1. CAMINHOS DE REINTEGRAÇÃO
    1. O sistema de valores determinando atitudes e comportamentos em vista de objetivos religiosos.
      • Alteridade (respeito às diferenças).
      • Conflitos Religiosos
  2. CONHECIMENTO ELABORADO
    1. A construção da idéia do Transcendente no tempo e no espaço.
      • A diversidade de idéias sobre o Transcendente.
      • Os diferentes nomes dados ao Transcendente, pelas Trad. Rel.
      • A partir do conceito primário do aluno (sua crença, símbolos, etc.).
      • Religião e Religiosidade
  3. CONHECIMENTO REVELADO
    1. As verdades sagradas como referenciais da vontade do Transcendente.
    2. A autoridade do discurso religioso, fundamentada na experiência mística do seu emissor.
      • Moisés, Jesus Cristo, Maomé, Buda, e outros.
ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA APLICAÇÃO DO CONTEÚDO:
  • Momentos de reflexão;
  • Dinâmicas de grupo;
  • Socialização de vivências e crenças.
  • Análise e criação de poesias;
  • Narração de histórias;
  • Momentos de Partilha.
  • Vídeo: Moisés, e outros.
ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO:
  • Cartazes sobre símbolos, ícones e costumes das Tradições Religiosas existentes na turma;
  • Pesquisas sobre os nomes dados ao Transcendente nas diversas religiões;
  • Interpretação e Produção de texto;
  • Entrevistas com a comunidade.
  • Pesquisa bibliográfica;
  • Trabalho em grupo para Confecção de um Gibi com a história dos fundadores de 04 grandes religiões;
  • Provas.
 CONTEÚDO 6ª SÉRIE
Objetivo: Ao final da 6ª série, a aprendizagem do Ensino Religioso propiciará ao aluno o conhecimento da evolução da estrutura religiosa no decorrer dos tempos, assim como das ideologias religiosas que perpassam as redações dos textos sagrados e dos textos orais e aquilo que determina a verdade sobre o Transcendente para um grupo.
1. CONHECIMENTO ELABORADO
  1. A evolução da estrutura religiosa no decorrer dos tempos.
  • Descobertas arqueológicas (a importância da arqueologia no estudo da religiosidade de um povo).
  • Principais arquétipos (modelos comuns no inconsciente coletivo da humanidade), que compõem os rituais religiosos.
  • Fogo;
  • Água;
  • Sangue.
  • Outros elementos.
    1.1 A sistematização da idéia do transcendente pelas Tradições Religiosas.
    1.2 A estruturação do mundo pessoal a partir da experiência do transcendente.
  • Ritos, Rituais e símbolos religiosos;
  • Festividades Religiosas.
  • Lugares Sagrados.
  1. CAMINHOS DE REINTEGRAÇÃO
    1. A construção cultural da palavra sagrada no tempo e no espaço pelas Tradições Religiosas.
  • Tradições Religiosas Orais.
    1. A palavra sagrada, verdade do Transcendente pela boca dos humanos.
  • Profetas, sacerdotes, mestres, gurus e xamãs.
    1. O cultivo da palavra sagrada nas diferentes culturas e Tradições Religiosas.
  • Tradições Religiosas Escritas.
  1. CONHECIMENTO REVELADO
    1. Os ensinamentos da palavra sagrada na estruturação do eu interior da pessoa.
  • Religiões de matriz Oriental e Africana
  • Que conduta o transcendente estabelece aos seus fiéis.
ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA APLICAÇÃO DO CONTEÚDO:
      • Momentos de reflexão.
      • Pesquisa sobre significado de palavras.
      • Narração de histórias.
      • Produção de textos.
      • Dramatização.
      • Reflexão e criação de texto;
      • Diálogo
      • Vídeo: Desenhos animados: O Caminho do El Dorado. (rituais c/ sangue);
Irmão Urso (totemismo)
Mulan (Taoísmo chinês)

ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO:
      • Observação e registro da religiosidade atual;
      • Pesquisa bibliográfica;
      • Entrevista com a comunidade;
      • Socialização das pesquisas.
      • Repres. teatrais
      • Provas.
 CONTEÚDO 7ª SÉRIE
Objetivo: Ao final da 7ª série, a aprendizagem do Ensino Religioso propiciará ao aluno o conhecimento do sentido da vida sustentado pelas crenças, doutrinas, normas e métodos de relacionamento com o Transcendente, com os outros com o mundo e consigo mesmo.
1. CONHECIMENTO ELABORADO
a. Determinações da Tradição religiosa na construção mental da pessoa.
  • A evolução da estrutura religiosa no decorrer dos tempos.
  • A fé diante do avanço da ciência;
  • Atualidade - As novas formas de buscar o Transcendente.
    1. A verdade que orienta o fiel através de mitos, crenças e doutrinas.
  • O ser humano busca respostas às suas inquietações.
  1. DIVERSIDADE DAS PRÁTICAS
    1. Conhecimento do conjunto de princípios de algumas Tradições Religiosas da atualidade:
  • Cristianismo:
  • Cisma do séc. X
  • Igrejas originadas na Reforma Protestante
  • Anglicanismo
  • Movimento Pentecostal e Neopentecostal
  • Testemunhas de Jeová;
  • Mórmons;
  • Adventista do 7º Dia
  • Espiritismo;
  • Islamismo.
  1. CONHECIMENTO REVELADO
    1. As respostas elaboradas para a vida além morte pelas TR’s. (ressurreição, reencarnação, ancestralidade, nada.
    2. A fundamentação dos limites éticos/ morais propostos pelas várias T.R.
  • Escritos Sagrados das religiões.
ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA APLICAÇÃO DO CONTEÚDO:
      • Momentos de reflexão;
      • Interpretação de textos;
      • Produção de textos;
      • Criação de histórias em quadrinhos;
      • Faixas e cartazes.
      • Vídeo: Nunca sem minha filha; O resgate de Loren Mahoney
O nome da Rosa.
Caminhos da Fé.(ducumentário RBS)

ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO:
      • Provas;
      • Visita e entrevista em comunidades de fé;
      • Pesquisa bibliográfica e na internet sobre as Religiões estudadas.
      • Socialização das pesquisas.
 CONTEÚDO 8ª SÉRIE
Objetivo: Ao final da 8ª série, a aprendizagem do Ensino Religioso propiciará ao educando conhecer e refletir sobre as orientações de vida que estão contidas nas normas, valores e atitudes éticas pregadas pelas Tradições Religiosas, que permitirá conduzi-lo ao estabelecimento de compromissos sociais solidários. 

1. SER HUMANO
    1. Autoconhecimento na vivência do relacionamento com o Transcendente.
  • Quem sou?
  • Alicerces familiares;
  • Estrutura emocional (auto-estima);
  • Maturidade (segundo as diversas Trad. Religiosas).
  • Sofrimento
  • altruísmo
2. CONHECIMENTO ELABORADO
    1. As determinações da Tradição Religiosa na construção mental do inconsciente pessoal e coletivo.
  • Valores religiosos.
    1. Orientações de vida nas normas, crenças e doutrinas nas Tradições Religiosas.
  • Valores morais e sociais:
      • Solidariedade, Honestidade, Generosidade, etc.
    1. As exigências e qualidades éticas do procedimento humano na perspectiva da Tradição Religiosa.
  • Preconceito;
  • Sexualidade;
  • Violência;
  • Consumismo;
  • Individualismo;
  • Drogas.
ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA APLICAÇÃO DO CONTEÚDO
      • Momentos de reflexão;
      • Interpretação de textos e poesias;
      • Questões reflexivas para debate;
      • Construção da árvore (analogia de “quem sou?”);
      • Diálogo e discussão em grupo/dupla;
      • Vídeos: Corrente do Bem; DSTs; os dois Garotos da Minha Vida.
ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA APLICAÇÃO E AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO
      • Construção da Árvore Genealógica;
      • Pesquisa bibliográfica;
      • Elaboração de textos crítico-reflexivos;
      • Trabalho e Apresentações em grupos;
      • Provas.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
FÓRUM, Nacional Permanente do Ensino Religioso. Ensino Religioso – Referencial Curricular para a Proposta Pedagógica da Escola. Caderno temático 1..2000.
CONER/SC. Boletim Informativo n.º 1.
CARNIATO, Maria Inês. Coleção Ensino Religioso Fundamental. 5ª à 8ª séries. São Paulo. Ed. Paulinas. Ed. Revista conforme novos parâmetros curriculares. 2001.
BRASIL LEITURA. As Religiões do Mundo.


Um comentário:

  1. Nossa, maravilhos o teu blog, parabéns por compartilhar todas estas informações, é um bom exemplo para todas as outras areas do conhecimento, com certeza poderemos qualificar mais nosso trabalho se compartilharmos experiencias...

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